Quando se pretende vender um imóvel existe a tendência para não querer investir mais nele, pois a nossa energia e foco não está mais lá. Muitas vezes já temos em mente um novo projeto e na nossa cabeça fervilham as ideias para o tornar o nosso novo lar.
Cada vez mais, a internet tem vindo a mudar a maneira como as pessoas procuram casa. Já lá vai o tempo em que um simples anúncio no jornal era o suficiente para despertar o interesse dos potenciais clientes. Hoje em dia a imagem, o vídeo e a visita virtual tomaram o papel central no mercado imobiliário e a diferença entre uma boa campanha de marketing e uma campanha sem sucesso pode estar em pequenos pormenores.
Neste contexto atual o home staging faz toda a diferença numa campanha de marketing e ao contrário do que a maioria das pessoas pensam não é preciso investir muito capital. É um investimento que quando bem executado pode originar rendimentos extra muito significativos.
Vejamos então os 4 pontos fundamentais:
1 – Despersonalizar – Todos temos gostos diferentes e passamos as nossas vidas a acumular recordações que vamos espalhando pelas nossas casas. Os potenciais clientes também têm os seus próprios pertences e necessitam de espaço suficiente para os poderem imaginar naquela que pode ser a futura casa. O home staging tem como objetivo transformar os espaços de forma a que eles se consigam imaginar a viver naquela casa.
2 – Iluminação – É um fator fundamental no home staging e faz toda a diferença na energia que a casa emana. Uma iluminação adequada, torna os espaços mais acolhedores e é uma das ferramentas essenciais que não podemos descurar, pois muitas vezes um pequeno investimento faz toda a diferença.
3 – Arrumação e limpeza – Ninguém gosta de entrar em espaços sujos, desarrumados ou com maus cheiros. Antes de cada visita deve ser uma preocupação avaliar a limpeza, a arrumação e tratar de colocar na casa um cheiro agradável. Conforme o perfil de clientes potenciais que vamos receber, a casa deve estar preparada para os receber.
4 – Decoração – Mais uma vez, não podemos esquecer que os gostos variam de pessoa para pessoa e uma cor ou mobiliário que gostamos pode não ser do gosto dos potenciais clientes. Devemos então criar espaços de cores mais suaves e com uma decoração que mostre o tamanho dos espaços. A maior parte das vezes menos é mais no home staging.
Defina bem os objetivos, o seu cliente alvo e faça um estudo detalhado do retorno que pode ter do seu investimento. Como sempre trabalhamos com orçamentos limitados temos que ter a consciência de que nem todos os espaços da casa têm o mesmo peso na tomada de decisão dos potenciais clientes, por isso, vamos colocar a maior fatia nesses mesmos espaços.